24/08/2007

Áreas Livres (Praça do Comércio livre de carros aos Domingos)

In Público (24/8/2007)

«No âmbito da iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa Aos Domingos o Terreiro do Paço É das Pessoas, encerra já a partir deste domingo a circulação viária nas faixas laterais daquela praça e em artérias circundantes, desde as 8h e até às 20h. Em comunicado à imprensa, a autarquia de Lisboa apresentou ontem algumas alternativas para os automobilistas. No caso do tráfego com origem na zona oriental da cidade e com destino à Rua da Prata e Cais do Sodré, servirá como alternativa o circuito Av. Infante D. Henrique para as ruas Cais de Santarém, Alfândega, Madalena, Comércio, Prata, Praça do Município e Rua do Arsenal.

Para quem vier da zona ocidental de Lisboa com destino à Rua da Prata e Santa Apolónia, a alternativa é o percurso desde o Cais do Sodré, com passagem na Rua do Arsenal, Praça do Município, Rua de S. Julião, ruas dos Fanqueiros, da Prata e Madalena, Rua da Alfândega até à Av. Infante D. Henrique. No caso do tráfego proveniente do Rossio, em direcçção à zona ociedental da cidade, o circuito alternativo é feito pelas ruas do Ouro e Comércio, Praça do Município, Rua do Arsenal e Cais do Sodré ou Rua dos Remolares e Praça D. Luís I. Para o tráfego com origem no Rossio, com destino à zona oriental de Lisboa, sugere-se o percurso pelas Ruas do Ouro, S. Julião, Fanqueiros e Alfândega para o Campo das Cebolas e Rua Cais de Santarém ou Av. Infante D. Henrique.

No mesmo comunicado pode ler-se que "todo o desvio terá acompanhamento por parte da PSP-DT e PM e será devidamente sinalizado". Ao dispor dos automobilistas estarão também oito parques de estacionamento, entre eles os da Praça da Figueira, Restauradores, Largo Camões e Martim Moniz. Neste primeiro domingo, em parceria com a autarquia, e com intenção de promover a utilização dos transportes públicos, a Carris irá oferecer bilhetes gratuitos nas carreiras provenientes ou que tenham como destino a Praça do Comércio. No que diz respeito à animação cultural, o dia de inauguração desta iniciativa promete diversidade. Pela manhã, a partir das 10h, os visitantes poderão assistir aos espectáculos musicais dos Tocá Rufar e da Banda da Carris. Ao mesmo tempo estarão a decorrer jogos tradicionais e aulas de ioga e tai chi. À tarde também se espera muita música, com a participação dos Onkára Coral e Orquestra, do Grupo de Metais do Seixal, do Quarteto de Jazz. Em permanência haverá uma exposição de fotografia sobre a evolução histórica do Terreiro do Paço, uma biblioteca itinerante, postos de visionamento cinematográfico individuais (no Páteo da Galé) onde poderão ser vistos documentários sobre Lisboa, uma feira do livro e um pequeno núcleo de venda de flores.»

Sem comentários: