24/08/2007

Festival Delta Tejo (*)


«Exma. Sra. Presidente da Comissão administrativa da CML, Dr.ª Marina Ferreira,

É com grande preocupação que encaramos a realização de um festival destas dimensões no Parque Florestal de Monsanto, zona protegida pelo regime florestal e de fundamental importância para a cidade de Lisboa.

O Parque Florestal de Monsanto é hoje um local praticamente recuperado, frequentado por milhares de pessoas que informalmente o utilizam para actividades que se prendem com o contacto e respeito pela natureza, pratica das mais diversas actividades desportivas e de lazer e pelo sossego que ai podem usufruir. O parque, devido à sua condição não deve ser frequentado massivamente e por tantas pessoas num tão curto espaço-tempo. Foi ainda com maior preocupação que tomamos conhecimento das declarações do responsável do evento sobre a intenção de transferir para Monsanto o Festival Super Bock Super Rock ou ampliar o que hoje se inicia. Nada nos move contra estes ou outros festivais (já o Rock in Rio teve intenções de lá se estabelecer, bem com a Feira Popular e tantos outros equipamentos que não cabem no centro da cidade) mas, entendemos que o Parque Florestal de Monsanto deve ser um local especialmente protegido pois devido à sua beleza e situação geográfica é um local muito apetecido para a instalação de todo o tipo de equipamentos.

A Plataforma por Monsanto, associação constituída por movimentos cívicos, associações de moradores das freguesias envolventes e associações de protecção da natureza, que tem como objectivo a protecção e dinamização sustentável do Parque estará a acompanhar com muita atenção o que se irá passar. Contactámos já a direcção do Parque para saber que medidas foram tomadas para minimizar os estragos que possam ser provocados e temos esperança que todas as regras sejam cumpridas para que no final tudo fique como estava e situações como esta não se voltem a repetir.

Obrigado pela atenção.

Com os melhores cumprimentos.

Pela Plataforma por Monsanto.

Artur Lourenço
Salvador Martins»

(*) Pedindo desculpas pelo atraso verificado na divulgação deste alerta/protesto da Plataforma por Monsanto

Sem comentários: