11/07/2007

Telmo Correia alertou para criação de muro de betão na Av. República

In Site da candidatura

«Telmo Correia alertou hoje contra o perigo de vir a ser criado um "muro de betão" na Avenida da República, caso avance o plano de alinhamento das cérceas previsto pelo anterior executivo.

"São cerca de 130 edifícios que podem vir a ser afectados e crescer em altura", avisou o candidato do CDS-PP à Câmara Municipal de Lisboa.

Numa conferência de imprensa em plena Praça do Campo Pequeno, - onde se situam alguns dos edifícios que poderão ser aumentados - a candidatura do CDS-PP projectou num ecrã montado num camião exemplos do que poderá suceder.

De acordo com Telmo Correia, este plano de alinhamento das cérceas na Avenida da República, aprovado pela Câmara a 07 de Junho de 2006, prevê que se possa aumentar em 77.000 metros quadrados a volumetria dos edifícios nesta zona, ficando a altura média destes em 31 metros (equivalente a dez pisos).

"Poderá vir a ser criado um enorme muro de betão na Avenida da República", assinalou Telmo Correia, salientando que, a concretizar-se, este será "o maior erro urbanístico" previsto para a capital.

O candidato do CDS sublinhou que o plano está actualmente em análise na CCDR (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional), tendo ainda de regressar à Câmara e à Assembleia Municipal.

"Nestas eleições, vários candidatos já disseram que são contra construções em grande volumetria. Mas alguns candidatos com mais responsabilidades no passado, ou que já andam a fazer convites, não se pronunciaram", criticou, numa alusão ao ex-presidente da Câmara Carmona Rodrigues e ao candidato socialista António Costa
. (...)»

Esse plano passou única e exclusivamente por causa do voto de desempate de CR, na reunião de executivo, há mais de 1 ano, altura em que dissemos isto.

Refira-se que há aqui uma confusão que importa clarificar: o Plano de Cérceas foi aprovado em 2004, pelo que o que foi aprovado o ano passado foi um Plano de Pormenor em Modalidade Simplificada – Plano de Alinhamento e Cérceas para a Av. da República, e o seu envio à CCDR-LVT.

1 comentário:

Miguel Carvalho disse...

Só os parvos é que consideram aquilo uma avenida naquela zona.
Com viadutos, túneis, rails de protecção, velocidades de 80km/h, muro de betão estilo IC no meio, ausência total de passagem de peões etc...
Acho que para enfeitar a IC da República, 120 metros de betão até ficarão bem.