12/03/2007

Substituição de candeeiros suspensa após protestos

In Jornal de Notícias (10/3/2007)
Telma Roque, José António Domingues

«António Prôa, vereador responsável pelo Espaço Público na Câmara Municipal de Lisboa (CML), ordenou ontem a suspensão da empreitada de substituição dos candeeiros da Avenida de Madrid, em Lisboa, depois de vários moradores e movimentos de cidadãos terem contestado a troca dos postes de iluminação de betão, dos anos 40, por outros metálicos.

"O facto de os cidadãos se preocuparem com a sua cidade e em particular com o espaço público é cada vez mais um sinal de consciência cívica que merece ser louvado. Por outro lado, aumenta a responsabilização da Câmara, no sentido de que a exigência dos cidadãos eleva os padrões de resposta", sublinha o responsável, questionado pelo JN sobre a polémica empreitada.

Travada a empreitada, a autarquia vai agora reflectir sobre a melhor solução a adoptar para o local, tendo em conta critérios de enquadramento estético, segurança e conforto para os moradores. Na Avenida de Madrid, estão agora instalados candeeiros das duas "gerações" até que haja uma definição. De um lado da rua estão os velhinhos de betão, do outro os modernos metálicos.

Os moradores mostram-se divididos. "O que me interessa é que haja boa iluminação para eu me sentir segura quando saio à rua. Os candeeiros velhos dão pouca luz", afirmou,ao JN, Hermínia Sousa. Já António Matos faz parte do grupo de moradores para quem a mudança é uma "barbárie" cultural. "Ora isto tem algum jeito? Então trazem isto e levam os candeeiros em pedra dos anos 40? É de quem não percebe nada. Qualquer dia não resta nada de original na cidade".
(...)»

Sem comentários: