29/03/2007

155ª Aniversário do Jardim da Estrela

O Jardim da Estrela, extraordinário oásis da cidade de Lisboa, foi criado no final do século XIX, por iniciativa do Marquês de Tomar, encontrando-se originalmente no Passeio Público antes da construção da Avenida da Liberdade. Com cerca de 5ha, este é o segundo maior jardim da cidade, constituindo, por isso, um importante pulmão no centro da capital.

O igualmente conhecido por “Jardim Guerra Junqueiro”, em homenagem ao poeta, teve como atracções iniciais um leão enjaulado, uma montanha russa e um coreto em forma de barco no meio do lago. Actualmente, o Jardim conta com um coreto, miradouro, parque infantil, parque de merendas, biblioteca, estátuas e diversos lagos.

Rodeado por um gradeamento de concepção romântica, o jardim alberga onze espécies de aves e 34 espécies de árvores, num traçado orgânico de caminhos e canteiros fenomenal.

As críticas ao abandono deste espaço há muito se fazem sentir. Porém, o desinteresse por parte da autarquia é aterrador, do qual a ausência de qualquer menção a esta data é demonstrativa.

4 comentários:

Anónimo disse...

Mas o que é que se passa?! Onde está o exercício da cidadania? Onde está a exigência? Lamento e é com tristeza que escrevo a interrogação, afirmação, sei lá...: temos os autarcas que merecemos?!

Anónimo disse...

Quem escreveu isto ou não vai há tempo ao Jardim da Estrela ou está de má fé. O jardim da estrela esteve em obras (tempo demais) e agora está impecável. Parece que a iluminação ainda não é definitiva mas a culpa parece que é da EDP.

Quando são facciosos perdem credibilidade. Há tanta coisa mal em Lisboa... Mas o Jardim da Estrela é que não.

Paulo Ferrero disse...

Estive no J.Estrela aqui há 15 dias e achei-o em bom estado, apesar das cadeiras da esplanada que alguém lançara ao lago e que ninguém tirara ... e do alcatrão nos carreiros, que sempre me fizeram espécie. E apesar do mau estado do coreto, e do parque infantil ser um imenso areal. "Abandono" não será bem o termo, não senhora;-)
Bj

Anónimo disse...

mas esta senhora não é uma das fontes inspiradoras do demagogo do Sá Fernandes? Está explicada a quantidade de asneiras e mentiras que ele invente