17/02/2007

Isabel II veio a Portugal há 50 anos

Há 50 anos, Lisboa viveu a visita de Isabel II de uma forma específica. Chegava-se a alugar janelas para ver a soberana. Os jornais da época, sobretudo os mais afectos ao regime de Salazar, fizeram edições especiais. A foto que aí lhe mostro, por exemplo, fez capa numa edição especial a cores de um desses jornais – coisa que deve ter dado imensa preocupação para os meios e tecnologia existentes à época. Não esqueço que a cor em algumas páginas nos jornais só apareceu em Portugal há uns quinze anos. E que a cor total como hoje a conhecemos é coisa de há cinco, seis anos, nem tanto. Imagino há 50 anos.
A Presidência da República e a CML vão assinalar a efeméride da passagem do cinquentenário desta visita que tirou Salazar do isolamento internacional que então vivia, sobretudo depois de o regime ter apoiado os alemães durante a guerra e ter permitido que os italianos explorassem no nosso País alguns minérios preciosos na altura – isso tudo, apesar da declaração de neutralidade que oficialmente fora a posição de Portugal.

Sesimbra

Soube também que os noivos (Isabel tinha 30 anos), a Rainha e o Príncipe de Edimburgo, passaram um fim-de-semana em Sesimbra, no palácio do Senhor Dom Pedro, como por ali ainda diz o Povo para se referir à Quinta do Calhariz, dos Duques de Palmela. Isso aconteceu, dizem-me, porque havia uma relação de amizade destes duques portugueses com a coroa britânica.

Para quem conhece a zona, digo-lhe que esta quinta fica a seguirà Maçã, antes de Azeitão, na estrada de acesso à Arrábida.


Melhoramentos

Duas curiosidades. A visita da Rainha trouxe a Lisboa muitos melhoramentos. Os espaços por onde ela passaria foram totalmente reabilitados (passeios, jardins, calçadas). Fez-me lembrar isso quando há dias alguém me disse que a Piscina do Oriente (onde antes até holofotes navegavam na água e a manutenção deixava muito a desejar) fora totalmente reparada e alindada para que Cavaco Silva a visitasse um dia destes…
Nada contra.
Venham rainhas e Presidentes da República visitar cada metro quadrado de Lisboa – que bem precisa.
Lá para as bandas da Beira, onde ela passou, ficou tudo num brinquinho também. Sobretudo as estradas, que eram uma miséria e aí melhoraram muito.
Anos mais tarde, com a visita de um dos Papas, o mesmo: lá na zona foram então feitas as primeiras marcações de faixas e de bermas a tinta branca, o que melhorou em muito a segurança rodoviária da época na zona…

Ementa

Uma curiosidade gira: a ementa do almoço oferecido pela Câmara Municipal de Lisboa à Rainha Isabel II no Salão Nobre dos Paços do Concelho. De acordo com um jornal da época, foi a seguinte:

Ovos em Geleia
Robalo de Sesimbra
Peito de Perdiz
Doce de Santa Clara
Laranjas de Setúbal

Vinhos:

Madeira «Sercial» 1878
Branco «Ermida» 1938
Tinto «Colares» 1937
Porto «Duque de Bragança»

Digestivo:

Aguardente velha «Avô»

Café de Timor


-

1 comentário:

Anónimo disse...

....ai, ai, ai, esse tintinho de Colares com 20 anitos.....deveria ser uma pomadinha de primeira.

JA