17/01/2007

Revisão do PDM / Estação do Metro para Parque dos Príncipes?!


Após leitura da proposta de revisão do PDM e dos planos de extensão do metropolitano aí previstos (e que já incluem uma estação no Paço do Lumiar, na esquina da Azinhaga dos Ulmeiros e Alameda Mahatma Gandhi), verifiquei que não está prevista nenhuma estação nos 1.500m que separam as estações de Telheiras e a da Praça S. Francisco de Assis.

Ora, como a distância média entre estações de metro em Lisboa é pouco superior a 700m, seria possível a construção de uma estação na confluência entre a Alameda Roentgen e a Rua Fernando Namora, que distaria cerca de 750m entre as duas estações referidas, ainda na freguesia do Lumiar.

Tal estação serviria a zona do Parque dos Príncipes, onde vivem milhares de pessoas e, com a construção de uma passagem pedonal, poderia servir a zona terciária e habitacional das Torres de Lisboa, do outro lado da 2.ª Circular.

Julgo que a mobilidade na cidade sairia beneficiada caso se avançasse para a construção desta estação, a qual pode ser "quase à superfície", como sucede em diversas cidades europeias (em que para se passar de um cais para o outro tem de sair da estação e atravessar a rua).

Nuno Santos Silva

Sem comentários: