25/01/2007

PCP quer debater revisão do PDM

In Público 25/1/2007)

«O PCP defende que a revisão em curso do Plano Director Municipal (PDM) de Lisboa, que a vereadora Rita Magrinho sublinha estar "substancialmente atrasada", deve ser acompanhada de uma avaliação do plano que está em vigor desde 1994, exercício que tem de incluir "quem vive e trabalha na cidade".
Os vereadores do PCP na Câmara Municipal de Lisboa promoveram ontem um encontro de reflexão sobre o PDM, para o qual convidaram associações cívicas e profissionais com intervenção no concelho. O objectivo da iniciativa, segundo Rita Magrinho, foi recolher "contributos para melhorar o PDM da cidade de Lisboa", cuja proposta de revisão será "muito brevemente" discutida em reunião camarária.
Neste encontro, que a partir de meados de Fevereiro será repetido nas diversas áreas geográficas de Lisboa de forma a reunir moradores e eleitos locais, o arquitecto Mário Moreira defendeu a importância de fazer uma avaliação do PDM em vigor desde Setembro de 1994. "Não pode ser uma avaliação ligeira, superficial, e tem de abranger o universo alargado de quem usufrui da cidade", considerou este elemento do gabinete dos vereadores do PCP.
Em relação à revisão em curso, o arquitecto criticou a Câmara de Lisboa por promover apenas a audição "dos serviços municipais ao mais alto nível e de quem tem capacidade para fazer grandes investimentos na cidade", nomeadamente ao nível da hotelaria e dos "grandes empreendimentos urbanísticos". "A cidade foi muito pouco ouvida", concordou a vereadora Rita Magrinho.
Em relação à proposta de revisão do PDM que foi apresentada no final de 2006 a todos os vereadores da autarquia, Mário Moreira afirmou que ela "não está totalmente explicitada", não contendo "instrumentos importantes" como a planta de programação e de execução. Segundo o arquitecto, este é "um aspecto essencial" para perceber "se há recursos para a proposta ser realizada ou se esta não passa de mera especulação".
Ao encontro de ontem compareceram representantes da Quercus, Associação de Restauração e Similares de Portugal, Sindicato de Hotelaria e Turismo, Ordem dos Arquitectos, Comissão de Moradores do Bairro Azul, entre outros. I.B.
»

Sem comentários: