23/01/2007

Lisboa promove alterações no funcionamento das bibliotecas municipais

In Público (23/1/2007)

"Alguns equipamentos abrem ao sábado e fecham à segunda-feira

O vereador da Cultura na Câmara de Lisboa, José Amaral Lopes, anunciou ontem um plano de melhoramento da rede municipal de bibliotecas, que passará pela formação técnica dos funcionários, alargamento dos horários de funcionamento e ampliação dos equipamentos.

As medidas decorrem das conclusões de um estudo feito às 17 bibliotecas da cidade, apresentado ontem na Casa dos Bicos. De acordo com as conclusões divulgadas, as bibliotecas municipais de Lisboa estão muito abaixo da média em comparação com as de outras cidades europeias com semelhante densidade populacional, como Roterdão, Vancouver ou Helsínquia, no que diz respeito aos recursos humanos, colecção documental, ou número de visitantes.

"Estamos muito atrasados", admitiu Amaral Lopes, com base naqueles dados, assegurando o seu empenho em "criar as condições para um melhor serviço das bibliotecas municipais". Assim, verificando-se que apenas 20 por cento dos funcionários das bibliotecas da cidade são especializados na área, a autarquia defende a necessidade de qualificar esses recursos humanos, através de formação técnica e universitária. "Vamos começar por dar formação especializada aos funcionários que já estão no quadro, através de um acordo com um instituto técnico-profissional e a partir de agora iremos apenas recorrer à contratação de técnicos já especializados", referiu o vereador da Cultura.

O director municipal da Cultura, Rui Pereira, adiantou ainda que este plano de formação será iniciado no decorrer deste ano, mas que, "sendo um processo longo, deverá demorar cerca de quatro anos a estar concluído". Outra das medidas anunciadas para o melhoramento das bibliotecas lisboetas, prevê o alargamento do horário de funcionamento, passando a estar abertas ao sábado, a partir de Fevereiro, sendo que, "para já e por falta de recursos", a maioria terá de encerrar à segunda-feira. Amaral Lopes explicou esta opção pela "conveniência que o sábado apresenta para a maior parte das pessoas, devido aos horários laborais".

Desta forma, a Biblioteca Central Palácio Galveias, a Biblioteca República e Resistência, a Biblioteca Orlando Ribeiro e a Hemeroteca passarão a funcionar de segunda a sábado, enquanto que as restantes estarão abertas de terça a sábado. O Sindicato dos Trabalhadores do Município de Lisboa, citado pela Lusa, concorda com o plano de formação dos trabalhadores, mas mostra reservas em relação à mudança de horários.

O vereador da Cultura realçou ainda que está prevista para este ano a abertura de duas bibliotecas, em Marvila e Benfica. A autarquia pretende construir, em 2008, mais dois equipamentos, em Campo de Ourique e Alvalade. Amaral Lopes falou também da necessidade de se ampliarem as colecções documentais, assim como desenvolver os recursos electrónicos das bibliotecas municipais. De acordo com o autarca, todas estas medidas estão de acordo com as recomendações da UNESCO. Filipa Bela
"

Sem comentários: