15/12/2006

Plano do Bairro da Liberdade envolve população


In Site da CML

"A Vereadora Gabriela Seara, responsável pela área do Urbanismo da Câmara Municipal de Lisboa, pediu à população do Bairro da Liberdade para que “dê todo o seu contributo” para a melhoria da proposta de Plano de Pormenor que está em elaboração para aquela zona da freguesia de Campolide.

“Não vos vou prometer que as obras começam daqui a um ano, porque esse passo só poderá ser dado após a aprovação do plano. O que vos vou prometer é um caminho que é possível fazer para chegarmos a bom porto. Mas quero fazer esse caminho convosco, porque ele não pode ser trilhado sem que as pessoas que vivem neste bairro achem que ele é bom”, assegurou a autarca perante as quase duas centenas de pessoas que na noite de dia 13 de Dezembro estiveram no Centro Paroquial São Vicente de Paulo.

No sentido de recolher todos os contributos da população para a melhoria do futuro das pessoas que vivem no Bairro construído em 1933, Gabriela Seara apresentou a proposta de trabalho sobre a qual os habitantes e forças vivas locais podem dar a sua opinião nas próximas semanas. Os contributos podem ser dados através da Junta de Freguesia de Campolide ou do Gabinete da Vereadora do Urbanismo.

A recuperação do Bairro da Liberdade e Serafina é uma das prioridades do actual executivo. A proposta para o local prevê o realojamento de mais de 900 agregados, garantindo a possibilidade de permanência da população residente e das actividades já existentes, a criação de espaço público qualificado e a construção de equipamentos necessários para a zona.

Após a apresentação da proposta para requalificar o bairro, a Vereadora sublinhou que “este processo não incide apenas na construção de novas casas”. “Queremos também manter as relações de vizinhança e o relacionamento com o Bairro que cada uma das pessoas tem actualmente. O processo não será fácil mas podemos lá chegar se o fizermos todos juntos”, frisou. E enfatizou: “A proposta que vos apresento é uma boa proposta, mas admito que pode ser melhorada”.

Face a esta abertura, as pessoas na sala congratularam-se com a proposta, colocaram dúvidas e apresentaram sugestões. No final tinham sido pedidos mais espaços de lazer e fruição para os moradores, uma extensão do posto de saúde de Sete Rios e criação de um mercado municipal. “Vamos considerar as propostas e estudar de que modo podem, ou não, ser integradas no Plano até porque há algumas que não dependem só de nós”, garantiu a Vereadora.

O Plano de Pormenor do Bairro da Liberdade e Serafina está em adiantada fase de elaboração. Depois da recolha dos contributos da população a proposta será finalizada e levada a reunião de Câmara para posterior envio à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR – LVT)."

Para se saber do que se está a falar, está-se a falar deste projecto, que nos parece ser chocante do ponto de vista estético, urbanístico e ambiental. Apenas mais uma operação de construção civil. Mas é apenas a nossa opinião.

PF

1 comentário:

Anónimo disse...

Obrigada pelo artigo.

Gostaria no entanto de colocar a seguinte questão: será possível aceder a imagens com tanta qualidade como a que apresentam no início do artigo? É o que o link do projecto tem muito má qualidade de imagem.

Obrigada