12/12/2006

Denúncia chegada por e-mail:

Exmos. Senhores e Senhoras,

O edifício localizado no Largo de São Carlos, 11 a 16 torneja para a Rua Capelo, 20 a 28, encontra-se em muito mau estado de conservação e
parcialmente devoluto.

Existe uma situação grave de insalubridade e insegurança, nomeadamente ao nível das fachadas. A segurança de pessoas e bens naquela zona da cidade está seriamente
comprometida.

A situação de insalubridade e insegurança deste edifício tem-se agravado
muito nos últimos anos. Nos últimos meses, devido ao vento e chuva intensa,
pedaços da fachada - incluindo vidros de janelas que se encontram abertas
nos pisos devolutos, têm caído na via pública. O terceiro piso está
particularmente degradado, e é precisamente deste piso que têm caído vidros
e pedaços de reboco.

O proprietário devia ser obrigado a instalar as protecções necessárias contra a queda de materiais na via pública. Também se deve evitar a entrada de águas pluviais pelas janelas abertas do andar devoluto.

Hoje mesmo, fiz um apelo á Vereadora da Reabilitação Urbana para que ordene medidas provisórias de segurança, á semelhança do que foi feito recentemente para o nº 113 do Rossio.

Infelizmente este não é o único edifício com problemas de segurança na Baixa-Chiado. Só na Rua Ivens, por exemplo, existem vários edifícios em perigosas condições de insalubridade e insegurança.

Na minha opinião é inaceitável que a CML tolere estas situações de pura irresponsabilidade de proprietários de imóveis avaliados em milhões de euros, dos mais caros da capital. Se não os podem recuperar, então que os vendam pois não faltam interessados.

Agradeçendo toda a atenção dispensada, apresento os meus melhores cumprimentos,

Sem comentários: