18/12/2006

Classificação de ruas e avenidas de Lisboa / Proposta enviada à CML

Ex.ma Senhora
Vereadora Marina Ferreira

No seguimento das notícias vindas a público relativamente ao que está a ser feito em países como a Alemanha, Espanha, Holanda, Inglaterra, Suécia e Suíça, achamos que também Portugal e a sua capital podem adoptar o seguinte:

A CML poderia classificar as artérias da cidade de Lisboa em matéria de segurança, ou seja, estabelecendo uma hierarquia em termos de perigosidade para os condutores e peões (indexando número de acidentes graves, etc.), mas também em termos do mau estado do pavimento (buracos, quedas de árvores, intervenções avulsas na via pública, etc.) e do tempo de atravessamento dos peões em passadeira com semáforos, por exemplo.

Assim, todos os condutores e peões de Lisboa passariam a saber de antemão informações preciosas em termos de prevenção rodoviária, especialmente naqueles casos em que o desconhecimento gera sinistralidade.

Essa classificação poderia ser feita mediante atribuição de estrelas, seria actualizada ao instante, e poderia estar disponível num "site" interactivo especialmente criado para o efeito, a municiar pelos parceiros institucionais e pelos cidadãos, condutores ou não.

A CML poderia levar a cabo essa iniciativa em conjunto com o Automóvel Clube de Portugal, a Direcção-Geral de Viação e os ACA-M, recorrendo a mecenas, inclusive.

Na expectativa de uma resposta, subscrevemo-nos com os melhores cumprimentos

João Belard Correia, Paulo Ferrero, Luís Pedro Correia e Júlio Amorim

1 comentário:

Anónimo disse...

Muito bem,
Já agora alerto para a situação da Av. Duque de Loulé, que é uma verdadeira pista de aceleras, sem qualquer protecção para os peões, passeios estreitos e inclinados para a estrada, bocas de incendio e paragens de autocarros sem quaisquer condições. Outra sem vergonhice é a Av. Gomes Pereira que merecia ser caso de estudo, onde o peão simplesmente só consegue circular na estrada, tal é o número de obstáculos e carros em cima do passeio. Recomendo uma visita.