20/12/2006

Anunciadas obras no canil municipal

In Jornal de Notícias (20/12/2006)

"A Câmara de Lisboa garantiu ontem que as condições do canil/gatil municipal estão de acordo com a lei, mas adiantou que já estão a ser realizadas melhorias, no seguimento de várias queixas apresentadas na semana passada.

"A Câmara de Lisboa actua no controlo animal em estrita observância da legislação em vigor, acolhendo em instalações apropriadas os animais", afirma um comunicado ontem divulgado pelo gabinete do vereador da Higiene Urbana, Pedro Feist.

Segundo o mesmo documento, a autarquia está a promover alterações às actuais instalações, estando em fase de construção no local 'boxes' com área de ar livre e zona de abrigo, de dimensões bem acima das exigidas por lei, permitindo a livre deambulação dos animais". De acordo com a autarquia, o estado dos animais que têm aparecido em "e-mails" que têm sido divulgados serão o "espelho da negligência de alguns donos que permitem que os animais cheguem a estados de doença e desnutrição extrema". A reacção do vereador vem no seguimento de centenas de queixas enviadas na semana passada ao provedor de Justiça, Nascimento Rodrigues, contra as condições do canil/gatil municipal de Lisboa, incitadas por um "e-mail" com imagens de animais alegadamente acolhidos nessas instalações, presos por uma corrente de meio metro. Várias fotos e vídeos com imagens mostrando animais, em mau estado, num espaço reduzido para viver e fazer as suas necessidades, correram a internet
"

Eis uma boa notícia em tempo de Natal. Só é pena que seja preciso a denúncia para que as pessoas se mexam, e desenterrem a cabeça da areia.

Esperamos que daqui por 6 meses, as condições neste canil da CML estejam efectivamente consentâneas com as de uma capital de um estado que se pretende do pelotão da frente na União Europeia. A ver vamos.

PF

1 comentário:

Anónimo disse...

Estamos em Agosto de 2009!!!
E nada mudou, continua tudo na mesma!
A politica das promessas e depois deixa-se passar o tempo para que todos se esqueçam funciona lindamente...é pena!!