13/11/2006

Jardim do Torel vai ter esplanada a partir de Maio

In Jornal de Notícias (11/11/2006)
Gina Pereira, João Girão

"O Jardim do Torel, um dos mais bonitos miradouros de Lisboa, junto ao Campo Mártires da Pátria, vai sofrer, em breve, um conjunto de obras de beneficiação, que incluem a construção de uma esplanada e de uma biblioteca temática no terraço da escola 29, actualmente vedado para reparação. A ideia de dotar o jardim de uma esplanada é do presidente da junta de freguesia de São José, João Mesquita, que está consciente da importância de dinamizar aquele espaço.

"Este jardim precisa de vida", disse, ao JN, explicando que pretende promover no local eventos culturais, incluindo espectáculos de música ao vivo e exposições de arte pública. Contudo, primeiro será preciso fazer um conjunto de obras de melhoramento, que serão feitas em colaboração com o pelouro dos Espaços Verdes da Câmara Municipal de Lisboa.

João Mesquita explica que "não vai haver grandes mexidas" no jardim, mas adianta que uma das prioridades é voltar a pôr a funcionar os dois lagos, hoje esvaziados e cheios de folhas secas. Também será recuperada a antiga casa do guarda, parcialmente destruída por um incêndio. O espaço passará a servir de apoio aos eventos que ali irão ter lugar.

A construção da esplanada, que se irá situar no patamar inferior, está dependente da conclusão da obra de recuperação do terraço da escola 29, que deverá estar pronta em Fevereiro. Nessa altura, a inestética cobertura de zinco que há vários anos cobre o terraço - e mancha a vista que se tem do local - vai desaparecer e o espaço voltará a ser um dos locais privilegiados para apreciar uma das mais belas panorâmicas da cidade que se estende até ao rio.

Junto à esplanada, João Mesquita pretende que passe a funcionar uma extensão da biblioteca da vizinha Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, com quem vai assinar um protocolo de colaboração. O presidente da junta de freguesia diz que "a faculdade cresceu em número de alunos mas não em instalações" pelo que a esplanada, que será dotada de internet sem fios, poderá ser um espaço privilegiado para o estudo.

João Mesquita explica que esta intervenção insere-se na sua estratégia de animação da envolvente da Avenida da Liberdade e estará pronta em Maio.

Datado dos anos 30

Originário de uma quinta do século XVIII, o jardim do Torel situa-se no alto de uma das sete colinas de Lisboa e é servido pelo elevador do Lavra. O seu nome deriva do desembargador Cunha Thorel, o mais rico proprietário da zona, que habitava um palácio no actual espaço do jardim. Em Janeiro de 1928, o terreno foi cedido à Câmara Municipal de Lisboa que ali construiu o jardim e o miradouro, que são ladeados por vários exemplares de moradias nobres dos séculos XVIII e XIX. Aberto todos os dias das 7 às 19 horas (no Verão fecha às 21), o jardim tem várias entradas uma pela Rua Júlio de Andrade e outra pela Rua do Telhal. É também atravessado por uma escadaria que permite aos visitantes vencer o declive da colina. No interior situa-se a escola 29 e também um parque infantil
."

Um óptima notícia.

PF

Sem comentários: