27/10/2006

Reabilitação de miradouro vai atrasar quatro meses

(Foto: Por um fio invisível)

In Jornal de Notícias (27/10/2006)
Gina Pereira

"Miradouro e jardim de São Pedro de Alcântara, ao Bairro Alto, em Lisboa, vai continuar fechado durante mais alguns meses, pelo menos até Março do próximo ano, devido a um atraso na obra de requalificação que deveria ficar pronta no próximo mês. Ao JN, o vereador responsável pelo Ambiente e Espaços Verdes na Câmara Municipal de Lisboa (CML), António Prôa, explicou que este "deslize" deveu-se à necessidade de reforçar o muro que separa as duas plataformas do jardim, uma obra que não estava prevista no projecto inicial.

De acordo com o autarca, "só quando se deu início à obra é que se verificou que o muro - que até então estivera coberto de vegetação - tinha sinais claros de degradação e e fendas", que obrigavam a uma intervenção profunda. Os trabalhos, que incluíram a inserção de vigas metálicas e injecção de betão, representam um acréscimo de mais 90 mil euros na obra, inicialmente adjudicada por 975 mil euros.

Há muito prevista, a requalificação do jardim de São Pedro de Alcântara teve início há cerca de um ano e obrigou à interdição do miradouro. Neste momento, segundo o vereador, estão executados cerca de metade dos trabalhos, pelo que "não é possível garantir que não exista mais algum atraso". "É um risco", admite.

A obra inclui a criação de novos percursos e zonas de estadia com mesas e bancos, recuperação dos pavimentos, substituição e reforço do mobiliário urbano, reforço da iluminação pública e reparação dos gradeamentos. Também serão plantadas novas árvores e melhorada a rede de drenagem. O campo de jogos, então existente na zona norte, já foi demolido para aumentar o espaço de fruição do jardim. O lago central já foi limpo e arranjado. No patamar inferior, já começaram a ser recolocados os 12 bustos de figuras históricas da mitologia greco-romana, homens das letras e da navegação, que tinham vindo a desaparecer ao longo dos anos. O projecto inclui a construção de uma nova escadaria de acesso ao jardim inferior, a partir da Rua das Taipas. O objectivo é facilitar a circulação de pessoas, de modo a evitar alguns problemas de segurança que se registavam no local. O vereador promete batalhar pela construção de um equipamento de apoio no jardim.

Insistir na esplanada

A construção de um equipamento de apoio aos visitantes chegou a estar prevista no âmbito da obra do jardim, mas foi afastada devido à recusa do Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR) em aceitar o projecto. Contudo, António Prôa, vereador dos Espaços Verdes, não desiste de levar a ideia a bom porto. "Mal a obra esteja pronta, irei insistir", disse ao JN, considerando que "é muito importante que exista ali algum equipamento que sirva de âncora à frequência do jardim". Em seu entender, a construção de uma cafetaria/restaurante com esplanada no patamar superior não põe em causa o desenho histórico do jardim e vai contribui para a segurança de quem frequenta o espaço. A presidente da junta de freguesia da Encarnação, Alexandra Figueira, apoia esta ideia
"

Questões:

1. Esperamos que seja replantada uma buganvília, que foi símbolo daquele miradouro durante uma centena de anos, e que foi barbaramente destruída com o argumento de que era preciso retirar a vedação de ferro para a recuperar.

2. Esperamos que seja recolocada a vedação de ferro ali existente por mais de 100 anos, completa e devidamente recuperada e não remendada como estava desde há 20 anos.

3. Não temos nada contra a colocação de uma esplanada naquele miradouro, seja no patamar superior, seja no inferior, embora seja mais sensato construí-la na zona onde estava o campo de jogos horroroso, que, finalmente, foi demolido. Quanto a nós, a esplanada deve ser aberta em quiosque, se possível em estilo revivalista. Trata-se de um belíssimo jardim-miradouro que convém manter intocável em termos estéticos.

PF

Sem comentários: