24/10/2006

Atheneu e Palácio da Anunciada: e-mail à Srª. Vereadora Gabriela Seara

Ex.ma Senhora Vereadora
Drª Gabriela Seara

Ficamos muito contentes ao ler que a Senhora Vereadora está contra o chamado projecto (?) «Adamastor», patrocinado por alguns (felizmente poucos!) para o Atheneu Comercial de Lisboa e respectiva colina. Trata(va)-se de uma ideia completamente desprovida de senso. Aceite os nossos parabéns pela tomada de posição.

Mas, mesmo assim, ainda há potenciais problemas a resolver:

1. Longe do fulgor dos finais de 60, princípios de 70, o Atheneu é hoje uma sombra do que foi: salões nobre em mau estado (a nível dos estuques e infiltações); salas arrendadas; os sócios escasseiam e os patrocinadores não são suficientes, etc.. Estamos certos que a CML encontrará a medida certa para ajudar a resolver tudo isto.

No entanto, a colina por detrás do Atheneu reveste-se de suma importância para a revitalização do clube e daquela zona da cidade, pela mancha verde que tem (e que precisa de ser protegida e consolidada); pela posição privilegiada em termos de vistas sobre a cidade; pela piscina, etc.

Por isso achamos, Senhora Vereadora, que reside no destino a dar à colina o bom ou mau resultado de toda a operação. Sugerimos algumas ideias: abertura de esplanadas em socalcos, plantação maciça de árvores, pomares, etc. que atraiam os mais novos, razão de ser da prática desportiva e lúdica do Atheneu Comercial de Lisboa.

2. Palácio da Anunciada

Sobre o Palácio da Anunciada (que alguns teimam em chamar de Rio Maior ... acontece que o principal proprietário é o Sr.Marquês de Rio Maior, herdeiro do Duque de Saldanha, que ali viveu) ... e "Anunciada" em homenagem ao antigo convento que existia naquela zona, e cuja fundadora era também da casa Saldanha, há o seguinte problema:

No projecto de hotel que a Sociedade Abrantina tinha em carteira há anos (o palácio na altura estava à venda por 1,1 milhões de contos), o mesmo envolvia o abate total do magnífico jardim suspenso que o palácio ainda tem (do alto da colina do Atheneu, tem-se uma magnífica perspectiva do palácio e dos jardins) para construção de um terceiro corpo de apartamentos, entre os outros dois, o corpo mais antigo e mais imponente, e o mais recente, junto ao edifício ao lado do Atheneu. Também seria usada a área do actual jardim para estacionamento subterrâneo.

A questão é: o actual projecto de que a CML parece ter conhecimento, esventra ou não esventra o jardim suspenso?

Uma sugestão: porque não a criação de uma Fundação Saldanha?

Com os melhores cumprimentos

Paulo Ferrero

Sem comentários: