26/09/2006

ExpoAvenida. PUALZE


"Com o objectivo de informar a população sobre o Plano de Urbanização da Avenida da Liberdade e Zona Envolvente (PUALZE), que se encontra em elaboração, e de envolver todos os que nela habitam, trabalham, estudam ou visitam, vai realizar-se, entre os dias 28 de Setembro e 21 de Outubro, uma exposição sobre este Plano de Urbanização, no Parque Mayer – Teatro Variedades. Trata-se de uma organização conjunta da Câmara Municipal de Lisboa e da Junta de Freguesia de S. José.

Com o objectivo de reforçar a salvaguarda e valorização da imagem urbana da Avenida da Liberdade e zona envolvente, através da definição de regras de intervenção arquitectónica e urbanística, a Câmara Municipal de Lisboa apresentou, em 1995, o Plano de Urbanização da Avenida de Liberdade e Zona Envolvente (PUALZE), cujo processo de elaboração se iniciou em 1991. Este primeiro ciclo do PUALZE foi encerrado sem que o plano fosse legalmente aprovado.

Em 2003 foi reatado o processo de elaboração do PUALZE. Mostrava-se necessário proceder a uma actualização da informação constante nesses documentos e aferir a compatibilidade entre as soluções então propostas e as dinâmicas verificadas ao longo da última década naquela zona da cidade, dotando-a de um instrumento de gestão territorial actualizado e de suporte das decisões urbanísticas para a zona.

Pressupõe-se que a salvaguarda e valorização são possíveis através de um equilíbrio entre as preexistências e as renovações inerentes à dinâmica urbana, sem recorrer, contudo, a soluções de ruptura abrupta ou de estagnação, assegurando o papel fundamental dos espaços de fruição pública em articulação com o edificado.

As grandes opções deste Plano passam pela correlação lógica entre a estrutura verde, os caminhos de fruição, as áreas de animação urbana e os novos equipamentos, culminando numa proposta de requalificação urbana.

Assim, constituem os principais objectivos do PUALZE:

·Regulamentar a intervenção arquitectónica e urbanística;
·Requalificar e criar espaços públicos;
·Definir novos percursos pedonais;
·Melhorar das condições de fruição;
·Potenciar as zonas verdes;
·Regulamentar o trânsito automóvel;
·Localizar novos equipamentos e actividades estruturantes;
·Fixar a população residente;
·Manter a função predominantemente habitacional.

Assim, este evento pretende informar e envolver todos aqueles que se interessam pela Avenida e sua zona envolvente, de forma a gerar um amplo debate em torno de um assunto fundamental para qualidade de vida na cidade de Lisboa.

Na sequência desta exposição, estão também programadas três semanas temáticas, em que se abordarão os seguintes temas: A Cultura, Turismo e Comércio na Avenida (1 a 8 de Outubro), Acção Social e Educação na Avenida (9 a 15 de Outubro) e Mobilidade, ambiente e Reabilitação Urbana na Avenida (16 a 21 de Outubro).
"

CRÍTICAS:

1. Este PUALZE inviabiliza qualquer retoma da habitação na Avenida da Liberdade e envolvente, privilegiando unicamente o sector terciário, com o argumento capcioso que "aqueles níveis de poluição não permitem habitação".
2. Este PUALZE contribuirá para a demolição e/ou alteração dos escassos edifícios de traça antiga existentes na Avenida, com excepção dos já classificados.
3. Este PUALZE viabilizará a destruição dos logradouros ainda existentes na Rua do Salitre, ao permitir a construção de parques de estacionamento subterrâneo.
4. Este PUALZE prevê a construção de uma série de estacionamentos subterrâneos em zonas altamente sensíveis (cruzamentos Avenida-Pç.Alegria, Avenida-Barata Salgueiro), cuja efectiva utilidade é um equívoco.
5. Este PUALZE peca por escasso no que toca ao condicionamento da circulação automóvel e à "pedonalização" de algumas vias, elemento fundamental para se recuperar aquela zona como zona de fruição pelas cidadãos.

PF

Sem comentários: