18/09/2006

Eixo central (Avenida da Liberdade) com 'novo' plano

In Diário de Notícias

"Requalificar jardins e canteiros, restaurar fontes e lagos, substituir o mobiliário urbano, eliminar o estacionamento à superfície, impedir o trânsito nas faixas laterais ou alargar os passeios pedonais são algumas mudanças que poderão acontecer na Avenida da Liberdade, a partir do final do próximo ano. O projecto para recuperar esta artéria levou 16 anos a ser elaborado, mas poderá finalmente sair do papel em 2007.

O Plano de Urbanização da Avenida da Liberdade e Zona Envolvente (PUALZE) está em avaliação na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional e, se tudo correr de acordo com o calendário da câmara, entrará em vigor no último trimestre do próximo ano. O projecto prevê alargar os passeios da avenida até 7,5 metros, suprimir o trânsito nas faixas laterais e construir um espaço para cargas e descargas em cada quarteirão da avenida.

Acabar com o estacionamento nas vias laterais da avenida implica retirar cerca de 660 lugares. Como alternativa serão construídos três parques subterrâneos com 220 e 260 lugares cada. Segundo a autarquia, os três equipamentos serão suportados pelos promotores do Campo Pequeno no âmbito de um acordo estabelecido para reabilitar a praça de touros.

A área de intervenção do PUALZE não se esgota na Avenida da Liberdade: estende-se para as Portas de Santo Antão, Bairro São José, Restauradores, Rua da Glória ou do Salitre. Para estas zonas estão igualmente previstos três parques subterrâneos para os residentes: na Travessa de Santa Marta, na Rua do Passadiço e no Largo da Oliveirinha. Junto ao Mercado do Rato e na Rua do Salitre irão também ser construídos dois parques destinados ao estacionamento público.

A Rua Rosa Araújo será parcialmente destinada ao uso de peões: os passeios serão alargados, mas o troço final permanecerá aberto ao tráfego. O mesmo acontecerá no Largo da Anunciada, embora se admita a circulação do trânsito entre a Rua São José e a Avenida da Liberdade. Por outro lado, a zona pedonal da Rua Portas de Santo Antão vai estender-se até ao Pátio do Tronco, que terá pavimento novo e fachadas de edifícios recuperadas. A maioria dos rés-do-chão dos prédios neste largo será destinada ao comércio e à restauração.

O Jardim do Torel será ampliado e ficará ligado por um caminho pedonal que vai unir a Rua do Telhal e a Calçada da Lavra. Criar uma área verde com vista panorâmica nos terrenos do Ateneu Comercial - entre a Rua de Santo Antão, Calçada da Lavra e Beco de São Luís da Pena - é outro objectivo do PUALZE, que pretende incluir dentro deste conjunto o Palácio de Rio Maior
."

Isto é tudo muito bonito, mas o pior é o resto:

1. A CML desinveste completamente na vertente habitação, com o argumento capcioso: "os índices de poluição não permitem". Portanto, cada vez mais serviços.

2. A CML prepara-se para esventrar a Avenida em vários pontos, com vista aos malfadados parques de estacionamento subterrâneo, cada qual com um mínimo de 200 lugares.

3. A CML prepara-se para, sob o manto da "requalificação", autorizar o esventramento de vários logradouros ao longo da Rua do Salitre, designadamente os virados para o Jardim Botânico e Parque Mayer; logradouros que são autênticos oásis, na selva de betão em que se transformou toda aquela zona.

4. A CML tem que estar atenta e não permitir o esventramento dos jardins do Palácio da Anunciada (Rio Maior), que tem pendente, como se sabe, um projecto de hotel de charme (mais um).

5. A CML tem que estar atenta e não permitir qualquer alteração para pior da colina verde do Atheneu, que tem pendente, como se sabe, um projecto megalómano para as instalações do próprio clube, colina incluída.

PF

Sem comentários: