27/06/2006

Acidente leva PCP a acusar Carris de má manutenção

In Público (27/6/2006)
Pedro Santos Costa

"Privatização da manutenção fez parar vários elevadores de Lisboa, dizem os comunistas. Administração da Carris aponta para falha humana

Devido a um falha dos travões, o ascensor da Bica embateu num camião de recolha do lixo, sem causar vítimas, na noite da passada quarta-feira. "Só ouvi o barulho. Nossa Senhora, parecia que ia arrebentar tudo!", disse Irene Jesus Alves, residente há mais de 50 anos na Travessa da Portuguesa. "O meu marido tirou o passe e agora tem que andar a pé. O que custa é subir. Gastou mais de dois contos de réis", lamentou a moradora. O nonagenário Armando Pinto diz que prefere fazer o percurso a pé porque andar faz bem. "Na verdade, o que para muita gente faz falta é uma paragem no meio do percurso", reivindicou o morador.

"A concessão dos serviços de manutenção a uma empresa privada coincide com o aparecimento de avarias e imobilizações que culminaram no acidente no elevador da Bica", acusou o deputado Miguel Tiago, do comité central do PCP, que ontem de manhã se reuniu com os trabalhadores da Carris e a população local junto ao elevador. Para o deputado comunista esta medida de gestão está errada. "Importa agir desde já para evitar acidentes e vítimas antes que aconteçam", disse Miguel Tiago. "Está em pratica uma estratégia clara de desmantelamento de diversos sectores em detrimento do serviço público, que aposta nos contratos de outsourcing", criticou. A Comissão dos Trabalhadores da Carris afirmou ao PCP, disse Miguel Tiago, que não se tem em conta o capital de experiência dos funcionários da transportadora. "Paga-se pelos serviços contratados a terceiros mas as empresas não sabem fazer os serviços. São máquinas centenárias onde é necessário recorrer aos antigos trabalhadores, que receberam na própria empresa a formação para se fazer a manutenção. Tudo isto se reflecte nos serviços oferecidos à população", comentou o deputado. Um cartaz afixado num dos carros do elevador da Bica informa agora que foi "interrompido o serviço do ascensor para reparação de uma cabine". O deputado vai apresentar requerimentos na Assembleia da República sobre estas questões relacionadas com a Carris, que é tutelada pelo Governo. Também o vereador Ruben de Carvalho vai apresentar um requerimento na reunião do executivo municipal quarta-feira pedindo esclarecimentos sobre o assunto. Segundo outro dirigente do PCP, Eduardo Vieira, o elevador de Santa Justa esteve vários dias sem circular devido a problemas de manutenção. Não está cabalmente esclarecida a necessidade de encerrar o elevador da Glória enquanto durem as obras de consolidação do túnel do Rossio, acrescentou. Diariamente entre 30 a 40 autocarros ficam imobilizados na garagem com vários problemas desde que houve uma redução dos trabalhadores da área oficinal, afirmou ainda este membro do comité central, referindo que o plano de uma nova rede que a empresa prevê apresentar em Agosto pode acarretar uma redução de autocarros, diminuição e alteração dos percursos.

Luís Vale, administrador da Carris confirmou ontem a entrega, no início do ano, a um consórcio - CME e Pinto Cruz - da manutenção das frotas. Para tal as duas empresas receberam formação prévia da Carris e as suas intervenções são fiscalizadas por um representante da empresa, disse para sublinhar que a qualidade do trabalho não está em causa. O administrador realçou o carácter delicado das intervenções em composições tão antigas como as dos elevadores lisboetas. Acrescentou que está a decorrer um inquérito ao acidente de quarta-feira e que tudo indica ter havido falha humana da condutora. O elevador da Bica é, desde Fevereiro de 2002, Monumento Nacional
."

Parece-me que o essencial é saber-se se a manutenção é bem feita e digna de confiança, ou não é; e não tanto se ela é feita, ou não, por privados.

PF

Sem comentários: