03/05/2006

Carmona Rodrigues faz balanço dos primeiros 180 dias de mandato




1. Lendo as «Medidas a concretizar nos primeiros 180 dias da minha governação na CML» fica-se com a impressão de que a grande maioria delas diz respeito a coisas como "Iniciar os procedimentos para...", "Negociar...", "Planear...", "Protocolar...", "Acelerar...", "Apoiar...", pelo que fazer-se um balanço sobre zero significa estar-se perante uma INDETERMINAÇÃO.

2. "O presidente da Câmara de Lisboa, António Carmona Rodrigues, mostrou-se “globalmente muito satisfeito” com a avalição dos seis meses de gestão autárquica, que se cumpriram no passado dia 28 de Abril." É caso para dizer: se não somos nós a ...

Vamos por partes:

2.1. "De entre todas as medidas importantes que foram cumpridas, Carmona Rodrigues destacou o reforço dos 150 agentes nos quadros da Polícia Municipal; a criação de cinco mil lugares de estacionamento para residentes, estando a ser negociados mais dois mil; a utilização dos estacionamentos dos estádios do Sporting e Benfica e Gare do Oriente como parques dissuasores; a criação dos provedores de bairros municipais, e a apresentação de três planos de reconversão urbana nos bairros da Liberdade, Boavista e Padre Cruz."

a) Ter-se parques dissuasores significa ter-se parques de estacionamento fora de Lisboa, pelo que os parques nos estádios de Alvalade e da Luz e na Gare do Oriente, além de já existirem antes do anúncio das "medidas" nada acrescentam em prol da mobilidade e da qualidade de vida em Lisboa.

b) A figura de "provedor de bairro municipal", ainda mais protagonizada por quem é parece-nos ser apenas mais um "reality show".

c) Não são três mas dois os planos de reconversão urbana pois o do Bairro da Liberdade também abrange o do Bairro da Boavista (ver aqui). Além do mais, analisando este plano fica-se com a sensação que dificilmente seguirá em frente, pelo menos nos moldes em que está feito.

2.2 "Na área da Cultura, o presidente do município destacou a instalação da colecção de Francisco Capelo no Palácio de Santa Catarina, e o projecto do Museu dos Transportes de Lisboa, a instalar no Arco do Cego."

a) Ao que se sabe a instalação diz respeito ao Museu do Design e não à colecção Capelo (moda). Mas mesmo aí há já controvérsia: o palácio de Santa Catarina parece não ter condições técnicas (vento, humidade, exiguidade) nem artísticas (é um espaço ... piroso) condizentes com aquele tipo de peças.

b) O antigo terminal rodoviário do Arco do Cego é hoje um jardim-paliteiro, e a nave coberta, para a qual CR prometeu um museu é hoje um parque de estacionamento.

c) CR falou também na reabertura do São Jorge. Primeiro: o São Jorge continua fechado. Segundo: se é para reabrir, e uma vez que não tem havido qualquer obra, pergunta-se para que foi fechado?


2.3. "O protocolo de transferência de competências para as juntas de freguesia, “facto assinalável, que vai marcar uma nova forma de relacionamento entre as juntas de freguesia e a CML” foi outra medida destacada pelo autarca, bem como a criação do comissariado que irá estudar a revitalização da Baixa Pombalina, sob tutela da vereadora Maria José Nogueira Pinto."

a) É nossa convicção que as Juntas de Freguesia já têm dinheiro e competência que sobra. Daí a inexplicabilidade prática da sua existência.

b) Sobre o Comissariado para a Baixa-Chiado, ficamos a saber que o dito cujo "irá estudar a revitalização da Baixa", pelo que, tal como dissemos pessoalmente à Drª Nog.Pinto, achamos ser um "bluff" criar um comissariado para estudar seja o que for, se tudo já foi estudado há décadas a esta parte. Está na altura de agir! Começando por algumas das propostas que já lhe entregámos, e que voltamos a publicitar, A Nossa Baixa-Chiado, à Margem de Comissariados.


2.4."Das medidas que não estavam previstas, o presidente destacou a “definição do local adequado e definitivo da nova Feira Popular em Lisboa”, junto à rotunda da Boavista, em Marvila; o estudo do plano de drenagem da cidade; a construção do novo Museu dos Coches com as contrapartidas do recém-inaugurado Casino de Lisboa, e a construção da primeira residência universitária de Lisboa com 400 camas, que o executivo pretende alargar a todos os bairros históricos da cidade."

a) Todos os outros locais da nova Feira Popular também eram definitivos, pelo que nada nos garante que este o seja. Por outro lado, pergunta-se: porquê este sítio concreto? quais os estudos que o suportam? quem foi ouvido nesta nova escolha? que tipo de feira popular será? quais as acessibilidades? há estudos de impacte?

b) Continamos sem entender se o novo museu dos coches implicará a demolição ou não das antigas oficinas/quartel do exército, junto à estação de comboios de Belém. E qual é o projecto em causa?

c) A construção da primeira residência universitária na Av.Forças Armadas é de facto a úninca medida que está a ser implementada, e que há que aplaudir. No entanto, convém evitar possível especulação nos futuros espaços a arrendar, especialmente os comerciais ...

2.5. "O autarca salientou, ainda, os apoios ao filme do fado, do realizador Carlos Saura, cujas filmagens começam em Novembro próximo; o início da elaboração do Plano Estratégico de Turismo; a construção da pista municipal de atletismo Moniz Pereira; a criação de uma rede social; a concretização de "um número nunca antes atingido" de instrumentos de planeamento urbanístico, e, no domínio da segurança rodoviária, a instalação de radares nos pontos negros da cidade de Lisboa"

a) O filme de Saura é puro desperdício de dinheiro, oferecido, sem sequer se saber o que vai ser feito, como vai ser feito e para que serve.

b) A pista municipal de atletismo é efectivamente uma necessidade para Lisboa, mas só mostra quão inúteis são os novos estádios do Sporting e do Benfica. Uma inutilidade e uma perda de dinheiro que, inclusive, implicou várias originalidades portugueses, como perdões fiscais gigantescos, violações do PDM, etc., tudo já totalmente esquecido e perdoado, a bem da bola.

c) Infelizmente, não chegam os radares nos pontos negros da cidade, como facilmente se constata pela morte trágica que sofreu uma menina de oito anos, ao atravessar a Avenida de Ceuta.

Por isso, o nosso balanço, olhando o estado dos prédios à nossa volta, a sujidade das ruas, o estacionamento anárquico, as lojas na falência, o ruído, a poluição, as obras na via pública, as cargas e descargas durante o dia, etc., só pode ser um:

Assim, único resultado prático dos primeios 180 dias governação de CR para a posteridade foi a DEMOLIÇÃO DA CASA DE ALMEIDA GARRETT.

E isso é inesquecível, indesmentível e imperdoável.

PF

1 comentário:

Anónimo disse...

Caro ACV
Esse tema de que fala é muito importante, sim senhor, mas desconheço o que me diz sobre folhetos e possíveis alterações. Se quiser enviar-nos alguma coisa, força!