02/03/2006

Cine-Teatro Capitólio: vamos a isso?

Lemos com atenção as citações que os jornais fizeram de declarações da Vereadora Gabriela Seara, relativas à preocupação que a actual Vereação tem em preservar o Cíne-Teatro Capitólio que, estando classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1983, é agora propriedade da CML e, por conseguinte, propriedade de todos nós, lisboetas.

É pois com enorme alegria que lhe comunicámos o quanto nos congratulamos com as suas palavras, sinal evidente da sua vontade e da actual Vereação em querer reabilitar o património de Lisboa, começando exactamente pelo próprio património da CML, e logo pelo Capitólio; o qual é (dadas as suas características únicas como exemplar maior do modernismo do Arq. Cristino da Silva) juntamente ao Odéon, São Jorge e Tivoli, uma das poucas salas de espectáculo emblemáticas de Lisboa que ainda se mantêm de pé, e que urge reabilitar, sob pena de não ombrearmos com as cidades com que nos orgulhamos de comparar.

E por isso, lembrámos também à Senhora Vereadora os alertas, as manifestações de repúdio, os protestos e as propostas que milhares e milhares de pessoas têm vindo a apresentar privada e publicamente, das mais variadas maneiras (as nossas propostas estão em http://cidadanialx.tripod.com/capitolio.html) , junto das mais diversas instâncias nacionais e internacionais, de há uma série de anos a esta parte:

É preciso evitar a alteração, a mutilação ou o abate desta peça arquitectónica que a todos deve honrar, até porque é elogiada por estrangeiros reputados, o que ainda nos envergonha e revolta mais quando pensamos que responsáveis do passado recente chegaram a defender publicamente a «desclassificação» do Capitólio!,

Relembrámos também que o Capitólio, embora apresente sérios problemas de conservação, não está, nem de perto nem de longe, em perigo de derrocada. Além do mais, a estrutura pioneira do Capitólio, da responsabilidade do Eng.Bélard da Fonseca, porque feita em betão armado, permitirá uma recuperação ainda mais fácil do que se supõe. Basta vontade política, competência técnica e élan de todos quantos defendem o Capitólio. Vamos a isso?

PF

Sem comentários: