13/02/2006

Jardim de São Pedro Alcântara

fecha até Novembro para obras de requalificação



Esta é uma daquelas boas notícias vindas da CML que sempre aplaudimos com gosto, e que gostaríamos de poder aplaudir com maior frequência. Porquê?

Porque é um dos mais maravilhosos jardins-miradouros de toda a Europa.

Porque estava ao abandono há demasiados anos: cerca-corrimão de ferro esburacada e remendada por coisas inenarráveis; patamar inferior vandalizado, com bustos decapitados (algumas das cabeças estão nos armazéns da CML há anos a fio), canteiros repletos de ervas daninhas, circuitos pedonais asfaltados (!) e esburacados; havia um pseudo-pavilhão desportivo que tornava terceiro-mundista o jardim-miradouro; o lago estava transformado em depósito de lixo, o magnífico mapa-painel de azulejos estava esburacado, etc. (e neste etc. incluimos o projecto que J.Soares teve para abrir um silo automóvel por debaixo do patamar inferior!, em boa hora esquecido). Espera-se que a recuperação abranja a abertura de casa-de-chá no piso inferior, aliás, algo que já existiu no príncípio do séc.XX.

Espera-se também - e uma vez que sempre que a CML resolve intervir para melhorar alguma coisa os efeitos são muitas vezes o contrário do desejado -, espera-se, dizia, que esta intervenção seja para aplaudir quando o resultado final estiver à vista de todos. E se assim for António Proa e a CML estarão de parabéns!!

PF

Sem comentários: