14/02/2006

Comissão de Inquérito Casa Garret: elenco e comentários

Está criada a "Comissão Eventual para a Apreciação dos Procedimentos Administrativos que Recaíram sobre a Designada Casa Almeida Garrett e Acompanhamento das Medidas Necessárias à Preservação da Memória do Escritor", cuja composição é a seguinte:

Presidente
João Miguel Martins Ferreira (PSD)
Secretário
José Luís Sobreda Antunes (PEV)

António Manuel de Sousa Ferreira Pereira (PSD)
Nuno Roque (PSD)
Rodrigo Nuno Elias Gonçalves da Silva (PSD)
Maria Irene dos Santos Lopes (PS)
Maria Luísa Rodrigues das Neves Vicente Mendes (PS)
Rogério Gomes dos Santos (PS)
Carlos Filipe Marques Lima (PCP)
Luís Ângelo da Silva Campos (PCP)
Carlos Manuel Marques da Silva (BE)
Pedro Miguel Santos de Sampaio Nunes (CDS/PP)


Comentários:

1. Achamos que a nomeação do actual presidente da Junta de Freguesia de Santa Isabel, parte interessada em todo este processo, para presidente da Comissão é desvirtuar-se, à partida, o objecto e objectivos da mesma.
2. Achamos que, estando a decorrer neste momento as obras de colocação das fundações para o prédio aprovado para o local, estão iniviabilizadas quaisquer possibilidades de reconstrução da casa de Almeida Garrett.
3. Concluimos, portanto, que a constituição desta Comissão e os seus trabalhos futuros não são mais do que «tapar o sol com a peneira», ou seja, mais uma comissão que peca por ser redundante, inócua e profundamente hipócrita.

PF

1 comentário:

Anónimo disse...

A casa de Garrett jamais poderia ser reconstruída. Reconstruída seria uma outra, que nunca foi de Garrett. Como o que fica faz parte da história, o que se foi, também o faz. Garrett ficou na história, a sua casa ficou na história, e os culpados deste atentado, também o vão ficar....mas num livrito ao lado.

Julio Amorim