15/12/2005

Derrocada nos Inglesinhos!! (2)

14-12-2005 22:11:00. Fonte LUSA. Notícia SIR-7575041
Temas: sociedade cultura portugal património lisboa

Lisboa: Sá Fernandes quer vistoria imediata às obras do Convento dos Inglesinhos

Lisboa, 14 Dez (Lusa) - O vereador da Câmara Municipal de Lisboa José Sá Fernandes vai pedir quinta-feira uma "vistoria imediata" à obra que decorre no Convento dos Inglesinhos, estrutura que hoje de madrugada sofreu um derrocada.

"Desde a primeira hora que considerei o Convento dos Inglesinhos um sítio a preservar, até por estar numa zona classificada, mas não houve a cautela suficiente e o que agora aconteceu é inqualificável", afirmou o vereador à Agência Lusa.

Afirmando-se "profundamente desgostoso" com a derrocada, Sá Fernandes sublinhou que o incidente "parece ser uma consequência" das obras que decorrem no local com vista à construção de um condomínio, pois "o convento estava degradado, mas não em risco de ruir".

Nesse sentido, o vereador eleito pelo Bloco de Esquerda - que declarou à Lusa já ter "várias fotos e descrições da derrocada" - quer "ver a obra por dentro", para saber que cuidados então a ser tomados no sentido de preservar o imóvel, localizado no Bairro Alto.

Para falar sobre o desmoronamento, José Sá Fernandes tem agendada para quinta-feira da manhã uma conferência de imprensa no Largo do Hospital de São Luís, em que irão participar elementos da Comissão de Defesa do Colégio dos Inglesinhos.

De assinalar que o actual vereador da autarquia lisboeta interpôs, em conjunto com o cineasta José Fonseca e Costa (que reside no Bairro Alto), uma acção em tribunal, por duvidar da legalidade da obra em curso, estando o processo a decorrer.

O Convento dos Inglesinhos, construído no século XVII, foi adquirido à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa pelo grupo Amorim, com vista à criação de um projecto de habitação e de prestação de cuidados de saúde para maiores de 55 anos.

Porém, este projecto não se concretizou, sendo substituído pelos planos de 30 apartamentos de luxo num condomínio fechado.

O Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR) aprovou em 2001 - e reconfirmou em 2002 e 2004, quando foram feitas alterações ao empreendimento - o projecto de licenciamento do condomínio por considerar que o projecto de arquitectura iria promover a requalificação de edifícios existentes e a construção de novos.

HSF.

Lusa/Fim


PF

Sem comentários: