14/11/2005

Ainda sobre a hipótese "Junta do Oriente"

Recebemos de Marco Lopes, o e-mail que passamos a divulgar, por julgarmos importante para a discussão:

"Caros Senhores,

Escrevo em nome da Associação de Moradores e Comerciantes do Parque das Nações, que representa a comunidade deste bairro de Lisboa.

Damo-vos os parabéns pelo blog, pelo site e pelas iniciativas. Pensamos que é importante defender os interesses da nossa cidade (e é isso que nós também tentamos fazer).

Gostávamos de lhe agradecer o interesse demonstrado pela questão da Freguesia do Oriente. No entanto, em nome dos interesses da cidade, pensamos que o post http://cidadanialx.blogspot.com/2005/11/uma-nova-junta-de-freguesia-na-expo.html erra o alvo quando não concorda com a criação desta freguesia e consequente alteração dos limites da cidade.

Convidamo-vos a ler o texto da petição para que possa considerar os argumentos: http://www.amcpn.com/amcpn/freg.ori_2a.peticao.asp

Convidamo-lo ainda a ler o blog http://freguesiadooriente.blogspot.com e o site da associação www.amcpn.com, para que se possa informar sobre a questão e sobre outras actividades deste bairro de Lisboa.

Gostávamos de afirmar que, tal como o seu blog, nos preocupamos pela cidade de Lisboa (que achamos ser, legitimamente, a nossa cidade, visto ter sido a organizadora da Exposição e ser com ela que nos identificamos). Como poderá comprovar pelos problemas a resolver nesta área de Lisboa indicados na petição, a criação da nova freguesia deve ser apoiada por todos os lisboetas que pretendem uma cidade activa, onde os seus habitantes se possam empenhar na defesa dos seus interesses e não se vejam enredados numa malha burocrática anacrónica — como se vêem os habitantes do Parque das Nações, que não conseguem agir em comum em relação às instituições autárquicas, por estarem divididos em três freguesias e dois concelhos. A Freguesia do Oriente irá trazer dinamismo à cidade, permitirá criar uma comunidade forte e será, esperamos, o ponto de partida para adequar o mapa autárquico de Lisboa à realidade.

Achamos que os limites dos concelhos e das freguesias não são sagrados e que devemos pugnar por uma gestão racional e realista do nosso espaço. Pensamos ainda que manter a actual divisão e permitir que, quando a Parque Expo abandonar este espaço, um bairro criado de raiz seja dividido arbitrariamente é atentar contra os interesses da nossa cidade.

Como nota final, gostaríamos de afirmar que a Parque Expo vai transferir a gestão da parcela do Parque das Nações que está dentro de Lisboa para a Câmara, ficando a parte de Loures "pendurada", pois essa Câmara não tem condições financeiras para a gerir. O facto é que o Parque das Nações é um espaço com infra-estruturas comuns, cuja gestão unificada é aconselhável tecnicamente e cuja divisão implicará vários custos adicionais.

Somos lisboetas com orgulho e é por isso que lutamos pela nova freguesia. Não se trata de complicar a realidade, mas antes de simplificá-la e melhorar a vida de muitos lisboetas que aqui vivem, trabalham, estudam e passeiam. Por isso, convidamo-vos a analisar a questão e pedimos o vosso apoio para esta "pequena" causa, que é do interesse de todos (afinal, a gestão racional do Parque das Nações não só permitirá garantir a preservação deste espaço importante da cidade, como ficará mais barata para os contribuintes). Convidamo-vos a juntarmos esforços em defesa da cidade de Lisboa.

A nossa associação está a organizar várias actividades, que terão interesse para todos os lisboetas. Se assim o desejarem, teremos todo o gosto em enviar informações sobre as actividades e acções desenvolvidas por esta associação de moradores. Lisboa só terá a ganhar em ter esta comunidade (sem divisões artificiais) empenhada no bem-estar da cidade. Lisboa será uma cidade melhor com um Parque das Nações unido e activo, como pretendemos que seja.

Cumprimentos sinceros,

Marco A. F. Neves
"

Ao qual seguiu a seguinte resposta:

"Caro Marco Neves

Obrigado pelo seu e-mail e pelos parabéns que nos endereça.

Se nos permite, iremos colocar o seu e-mail no blogue, a fim dos interessados terem acesso directo ao texto da v/petição, e ao v/blogue, se assim o desejarem.

Já li os vossos argumentos expressos na petição, com os quais concordo enquanto reivindicação, a quem de direito, por uma melhor qualidade de vida na zona da Expo ; mas discordo que isso se revolva pela criação de uma junta de freguesia.

A razão é simples: aposto consigo como a maior parte dos problemas que apontam são comuns aos das 53 freguesias já existentes.

Depois, a criação de uma 54ª junta significará só isso: mais uma junta.

Não irá trazer nenhum dinamismo à cidade, nem irá resolver nenhum dos problemas estruturais das juntas, porque eles não têm solução, salvo se acabarem com todas as juntas e começarem tudo de novo (limites, competências, estrutura, pessoas, etc.)... o que manifestamente é impossível nos tempos mais próximos (leia-se década), por motivos óbvios. Ninguém irá mexer seja no que for.

Além do mais, não acredito nas Juntas, nem enquanto estruturas intermédias CML-cidadãos. Tenho exemplos mais que suficientes que me permitem afirmar isso, na minha própria Junta, nos mais variados campos, e desde que ela existe, ou seja, há 30 anos. Porque razão a "Junta do Oriente" irá ser diferente?

Já pensou que se as pessoas fossem competentes, esses problemas nunca existiriam numa zona, a Expo, que foi criada há nem 10 anos?

Já viu que todo o modelo por detrás da Expo é um perfeito disparate? Parque Expo, urbanização, arruamentos, Gare do Oriente (que monumental desperdício?!), modelo organizacional, modelo de gestão, etc., etc.?

E agora? dir-me-á. Uma boa pergunta, sem dúvida.

Não tenho uma resposta para ela, a não ser cortar a direito: revolucionar o modelo administrativo e territorial do município de Lisboa.

Acrescentar-se uma 54ª freguesia a um mapa de freguesias completamete inviável e sem sentido,não me parece ser a solução, por muito que me sinta solidário com a falta de escolas, com a má rede de transportes, com a insegurança, com a especulação imobiliária, com o isolamento, etc. da zona da Expo.

Isso é o que eu acho, mas é apenas a minha opinião, caro Marco Neves.

E continue a enviar-nos notícias sobre a vossa (bonita) zona, que quem de direito, infelizmente, não soube aproveitar enquanto oportunidade de fazer um novo urbanismo em Lisboa, por força da Expo'98.

Melhores cumprimentos

PF
"

Sem comentários: