13/10/2005

Casa-museu João da Silva: um caso curioso de museu, ou um caso de polícia?

No meio de um artigo do jornal "Metro" de hoje, pode-ler uma notícia assaz curiosa, e que diz respeito ao legado da Casa-Museu João da Silva à S.N.B.A., cujos contornos são os seguintes:

"Depois de gorados todos os esforços para contactar pessoalmente a Senhora D. Gabriela Silva, desde Agosto de 2002, a Direcção da S.N.B.A veio a saber, no dia 6 de Fevereiro do corrente ano de 2004 e por via indirecta, que a idosa senhora falecera no dia 19 de Setembro do passado ano de 2003, uma ocorrência que a Direcção da Casa Museu nunca participara.
Porque a filha do Escultor João da Silva, falecida aos 94 anos de idade, era usufrutuária da casa e do acervo que seu pai, madrasta e irmão legaram à S.N.B.A, e porque o acesso ao inventário da Colecção continuou a ser-lhe recusado, o assunto entrou em foro judicial, encontrando-se a Casa Museu actualmente encerrada.
"

Uma pergunta: não é nesta mesma casa-museu que tem sede provisória a "Associação Vamos Renovar Lisboa", cujo presidente é o curador citado na notícia do Metro?

PF

Sem comentários: