29/09/2005

"Estética" na Pç Marquês de Pombal

1 - A Praça do Marquês de Pombal está circundada por prédios de grande dignidade, todos da mesma cor, com a mesma altura e com o mesmo tipo de fachada.

2 - Os reclamos luminosos que encimam os prédios são todos idênticos e todos de luz branca, o que lhes confere um ar de certa homogeneidade.

3 - Porém, o prédio ao lado do Hotel Fénix e que torneja para a Rua Braancamp, pertencente ao Banco Espírito Santo, de acordo com o reclamo luminoso que o encima, tem um cartaz de publicidade ao BES que ocupa toda a fachada do prédio.

4 - O prédio que torneja para o outro lado da Rua Braamcamp, tem a toda a altura da fachada, um enorme reclamo ao Banco Santader.

5 - No prédio ao lado deste, está um cartaz também de enormes proporções,a fazer reclamo a uma Clínica de Olhos.

6 - No prédio que torneja para a Rua Rodrigues Sampaio, está outro cartaz (azul) de enormes proporções a fazer reclamo a uma empresa de Venda de Prédios.

7 - Por este andar, as demais empresas instaladas na Praça do Marquês de Pombal, como seja o Banco do Brasil, a AXA, a EDP, etc. também se sentirão no direito de colocar cartazes nas fachadas dos seus prédios.

8 - Na minha opinião, os cartazes instalados são uma forte agressão à estética da praça, devendo ser retirados de imediato, pois contribuem poderosamente para o descrédito cultural das empresas que os colocaram e das autoridades que permitiram a sua colocação.

9 - Finalmente, os turistas estrangeiros que por ali circulam devem sorrir com desprezo, por tamanha manifestação de mau gosto.

10 - E nós, os lisboetas, não fazemos nada para extirpar esta mal educada publicidade, que vandaliza uma das mais bonitas Praças de Lisboa ?


Santos Fernandes

3 comentários:

Anónimo disse...

Partilho a sua opiniao a 100%!

JA

Anónimo disse...

Perfeitamente de acordo, retirem aquilo já! De facto não se percebe a falta de sensibilidade demonstrada pelos anunciantes. Será que a "guerra" pelos negócios não respeita nada, e cada um se serve dos seus, eventualmente, espaços para poluir o ambiente, com agressões daquela natureza

Anónimo disse...

Apoiado!