04/07/2005

Obrigado, candidato, mas a gente já sabia

A propósito das acções de campanha de Sá Fernandes, pode ler-se no "Jornal de Notícias", de Sábado passado:

" (...) o candidato pôs-se a caminho da Travessa do Convento de Jesus, na freguesia de Santa Catarina, onde decorre a construção de um parque de estacionamento subterrâneo junto ao Convento dos Inglesinhos. Intervenção que está a provocar grande alvoroço entre os moradores e comerciantes, já que a travessa, devido à colocação de separadores de cimento junto à berma, se encontra limitada em termos de circulação e a via paralela - Rua do Vale - está fechada ao trânsito por um estaleiro de uma obra camarária.

"Isto é um barril de pólvora, se acontecer alguma coisa as ambulâncias e os bombeiros não conseguem aqui chegar", acusou Fernandes Rodrigues, comerciante. "Tenho uma oficina aqui e já perdi muitos clientes", acrescentou Luís Pato. Além disso, os moradores queixam-se dos muitos assaltos que ali ocorrem e afirmam não entender o porquê da suspensão das obras de construção do estacionamento. "Isto é o caos", alertam.
"

Bom, para além de chamar a atenção para não se confundir conventos (Inglesinhos vs. Jesus) convém esclarecer o seguinte:

Por motivos particulares sou frequentador habitual daquele largo, pelo que confirmo aqui a necessidade de construção do estacionamento subterrâneo em causa. Porquê?
Porque antes do candidato se importar com a circulação das ambulâncias, elas já quase não circulavam uma vez que aquele pobre largo tem sido um autêntico amontoado de carros, completamente anárquico (carros dos moradores, carros dos alunos do Passos Manuel, carros dos médicos e das enfermeiras do Hospital de Jesus, carros dos moradores, carros dos comerciantes, carros abandonados, etc.), que dificultava em muito o acesso de doentes ao hospital, mas não só. Situação que se potencia ainda mais com a idiotice de quem planeou a circulação nas ruas vizinhas, uma vez que não faz o mínimo sentido que o trânsito não tenha sido ainda condicionado naquele perímetro (Largo Academia das Ciências, Rua Cruz dos Poiais, etc.).

Nunca percebi foi como é possível ter aquela zona assim, e só me posso congratular com a construção do dito parque, se o mesmo disciplinar o estacionamento à superfície. Não só pelo hospital, pelo liceu e pelos moradores, mas porque até há um riquíssimo património ali bem perto que merece ser visitado: Convento de Jesus e Academia das Ciências.

PF
Nota: O pior de tudo é que a construção do parque defronte ao Convento de Jesus demonstra à saciedade que o auto-silo da Calçada do Combro é tão redundante quanto inútil.

Sem comentários: