13/07/2005

Convento Inglesinhos, balanço ida à AR

Valeu a pena ter ido à AR, expôr a nossa posição e ouvir os membros da Comissão Parlamentar de Ciência, Educação e Cultura da AR; e queremos desde já agradecer a amabilidade e o interesse demonstrados pelos senhores deputados António José Seguro (Presidente), Manuela Melo e Nuno da Câmara Pereira ... embora estranhemos a ausência dos membros do PC, CDS e BE.

E valeu a pena ir à AR porque, do nosso ponto de vista, os deputados da AR ficam agora a conhecer de forma mais real e profunda este escândalo de atentado ao património de Lisboa e do país, pelo que poderão e deverão surgir novas formas de pressão junto da CML e do MC para que o monumento não se perca, nem seja mais adulterado do que já foi. E que seja encontrada uma solução alternativa, em conjunto com o próximo Presidente da CML, que agrade a todas as partes, a começar por Lisboa.

Agradecemos mais uma vez a colaboração inexcedível dos jornalistas que nos têm dado voz, e, na impossibilidade de reproduzirmos aqui todas as menções que fizeram sobre este assunto, aqui fica o balanço feito hoje pelo "Jornal de Notícias":

"Comissão parlamentar ouve defesa do Convento
inglesinhos Fórum Lisboa e Cidadania lamenta ausência de alguns grupos parlamentares Deputados estão informados sobre a matéria arquivo jn

Defesa do convento dos Inglesinhos na Assembleia da República


AComissão Parlamentar de Cultura ouviu, ontem, na Assembleia da República, José Fonseca e Costa, Raúl Hestnes Ferreira e Pedro Policarpo, que ali foram explicar a sua posição contra a demolição do convento dos Inglesinhos, no Bairro Alto. Para o local está previsto um condomínio de luxo.

No fim da audiência (solicitada há dois meses) Pedro Policarpo, do Fórum Cidadania Lisboa, contou, ao JN, que os três defensores do edifício foram recebidos pelo presidente da comissão, António José Seguro e pelos deputados do grupo parlamentar do PS, Manuela Melo e o independente Nuno da Câmara Pereira, em representação do PP. Os outros grupos parlamentares não se representaram. "Estranhamos a falta de interesse dos outros grupos parlamentares por esta matéria", lamentou. "No entanto os que nos receberam mostraram estar bem informados e vão entrar em contacto com a Câmara de Lisboa para obterem mais informações".

"Congratulamo-nos pela forma como fomos recebidos, uma vez que nesta fase estamos a dar mais conhecimento do que se passa ao maior número de pessoas que possa influenciar nesta matéria", explicou.

Pedro Policarpo recordou ainda, quando em Setembro do ano passado o cineasta Fonseca e Costa foi ouvido na Assembleia Municipal de Lisboa, "sem grande sucesso". "Temos em atenção que as obras estão licenciadas e que o proprietário tem direitos daquiridos", admitiu, mas, "enquanto o património lá estiver, acreditamos ser possível e tudo faremos para que se mantenha
".

PF

Sem comentários: