19/05/2005

Museu dos Coches: muita parra e pouca uva

A propósito do centenário do Museu Nacional dos Coches - que se mantém recordista absoluto em número de visitantes/ano, aliás - foi muito noticiado um projecto de mudança do mesmo para as antigas Oficinas Gerais de Material de Engenharia, que distam 50 mt. do actual museu, e que terão, um dia, as condições ideais para o museu e respectiva escola de arte equestre. Inclusivamente, foi assinado um protocolo com a presença do então Primeiro-Ministro, Dr.Santana Lopes, e do então Presidente da CML, Prof.Carmona Rodrigues.

Esse protocolo foi assinado pelos responsáveis do Serviço Nacional Coudélico (Ministério da Agricultura, Pescas e Florestas), do Instituto Português do Património Arquitectónico (Ministério da Cultura) e da Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais (Ministério das Cidades, Administração Local, Habitação e Desenvolvimento Regional) - estabelece a intervenção de cada uma das entidades nas diversas fases de desenvolvimento do projecto: abertura de concursos, financiamento, fiscalização e execução da obra.

Mas, a meu ver, esqueceram-se de mencionar as evidências seguintes:

1. O mesmo protocolo, ou algo muito semelhante, tinha já sido assinado (e devidamente publicitado) ao tempo do então Ministro da Cultura, e actual candidato à CML, Prof.Carrilho. Pelo número exagerado de entidades envolvidas, como isto de protocolos costuma ser letra morta a seguir aos mesmos serem assinado; pelo andar da carruagem vislumbro mais uns 10 anos até que o Museu dos Coches se mude de armas e bagagens para um espaço mais preparado, libertando assim o espaço que agora ocupa para o projecto tão aguardado do Real Picadeiro.

2. As visitas ao Museu dos Coches resultam essencialmente de três vectores: situação privilegiada do actual museu, beleza interior do espaço, e sumptuosidade dos 3 coches de D.João V, verdadeiras jóias nacionais. Mas, passados que estão 7 anos sobre a Expo'98 e sobre o restauro do "Coche dos Oceanos", a promessa então feita, de recuperar os outros dois coches d' O Magnânimo, está por cumprir, encontrando-se os mesmos profundamente abandonados ao gosto das traças de serviço e da patine dos anos.

PF

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