02/03/2005

Entre o Paris e o Europa, escolho o primeiro, de caras



(Foto: Sofia Sá da Costa)

A propósito do movimento em prol do Cinema Europa, e porque há muito que me bato pela recuperação das antigas salas de cinema de Lisboa, tenho que dizer aos cidadãos que o protagonizam o seguinte:

1. O Europa de hoje não tem nada a haver com o Europa de ontem. O Europa sofreu imensas obras ao longo dos anos, que o desvirtuaram para sempre.

2. Ali ao lado existe o Cinema Paris que, pelas suas características e historial; pelo facto de estar protegigo pelo IPPAR em virtude de constar do perímetro da Basílica da Estrela; pela expectativa de uma expropriação anunciada pela CML; pela existência de um projecto válido de exploração - o da oficina vocal do Coral Lisboa Cantat, susceptível de ser completado outras valias culturais - pode muito bem ser "o" pólo cultural de toda aquela zona de Lisboa, de Campo de Ourique à Lapa, passando pela Av.Infante Santo, Santa Isabel, etc.

É uma pena não poderem co-existir os dois neste nosso tempo. Mas isso é algo que se assemelha impossível. E tendo que optar por um dos dois espaços, como parece ter que ser a decisão da CML, eu não hesitaria um minuto em prol do Paris.

Finalizo, apelando ao fim das guerras entre Juntas, entre blocos, entre cores. Somos demasiado pequenos para isso... E mais vale o Paris na nossa mão, do que o Paris e o Europa a voar.

PF

Sem comentários: