15/03/2005

Debate sobre o Convento dos Inglesinhos: balanço

1. A Direcção de Reabilitação Urbana da CML e a Unidade de Projecto do Bairro Alto recusam-se a ser considerados réus neste caso do Convento dos Inglesinhos.

Observações:

1.1 Auto-considerar-se como réu de qualquer coisa é sinal de pêso na consciência.
1. 2. Agradece-se o esforço imenso ("gigantesco", como gostava de dizer o ex-edil da outra vereação) que a CML e a referida unidade de projecto fizeram/façam pelo Convento dos Inglesinhos. Só que esse esforço não chega, é curto. Exige-se mais.
Exige-se que o pouco património de Lisboa seja recuperado, como se faz lá fora, onde qualquer cidade de província de Espanha, França ou Itália, por exemplo, tem os seus, "conventos dos inglesinhos" aproveitados das mais variadas formas, e abertos ao público, mas tudo menos reconvertidos em condomínio fechado, sobretudo numa zona, o Bairro Alto, que tem uma taxa de habitante por hectare muito superior à média lisboeta, e onde faltam espaços verdes e equipamentos culturais. Exige-se aos nossos representantes, e a quem cabe zelar pelo nosso património, que abram os olhos quando vão lá fora, e não se limitem a angariar investidores imobiliários. Já chega de construção civil!

2. A Srª Presidente da Junta de Santa Catarina acha que o silo da Calçada do Combro é um caso mais polémico e importante do que o do Convento dos Inglesinhos.

Observações:

2.1 É triste que esta seja a opinião da Srª Presidente da Junta.
2.2 É sintomático que a Srª Presidente da Junta já tenha deixado cair o argumento pró-projecto de condomínio de que "aquilo sempre foi um espaço fechado".

3. A Unidade de Projecto do Bairro Alto considera estranho que os cidadãos só falem do Convento dos Inglesinhos quando há mais casos para defender, a começar pelo Convento de Arroios.

Observações:

3.1 O Forum Cidadania Lisboa foi criado recentemente e no seguimento dos vários movimentos de protesto que têm vindo a público, aqui e ali.
Sejamos claros: os cidadãos estão fartos da incompetência generalizada. Estão fartos do "laissez-faire, laissez-passer". Estão fartos de ser "tratados nas palminhas" em hora de eleições e depois serem votados ao desprezo. Estão fartos de verem o património a desaparecer todos os dias. Estão fartos de andar no "pára-arranca" todos os dias. Estão fartos de ver os cafés desaparecerem, o comércio tradicional falir, e por aí adiante.
3.2 O Forum Cidadania Lisboa abraçou esta causa dos Inglesinhos por se tratar de um assunto que se afigura como "case study" em termos do que não deve ser a abordagem de um promotor, daquilo que não deve ser a resposta de quem de direito, e daquilo que deve ser a intervenção cívica (atrasada ou não, pouco importa, pois mais vale tarde que nunca).
3.3 Estamos de acordo erm que há muitos mais casos de património ao abandono, em risco, etc. (a começar, por exemplo, por outro convento de que já ninguém fala: o Convento da Graça) e por que vale a pena lutar.
A breve trecho o Forum Cidadania Lisboa irá ocupar-se deles, assim o permitam a disponibilidade dos cidadãos (todos eles envolvidos de forma gratuita, e sem qualquer preocupação que não seja Lisboa) e o alcance da sua voz (que vive basicamente desse instrumento poderosíssimo que é a Net).
3.4 No caso do Convento de Arroios, seria bom que os moradores daquela zona se mobilizassem, mormente se o empenho de quem de direito tiver sido/seja/for igual ao havido em relação aos Inglesinhos.
De qualquer forma, graças à receptividade que o Forum Cidadania Lisboa tem tido junto da imprensa (obrigado a todos!), é natural que aqueles que lidam mais de perto com aquilo que se passa com esse convento de Arroios, se juntem a nós, já que a informação que temos sobre esse caso é quase nula.

4. É caricato como o Plano Director Municipal (o que já foi, o que ainda é e o que há-de ser) continua a servir de desculpa e de escudo para as mais variadas barbaridades.
PF

Sem comentários: