03/02/2005

A praga dos "outdoors"


Lisboa, 2 de Fevereiro de 2005 (Rua Ramalho Ortigão)
Posted by Hello

Estou farto dos agentes de poluição visual a quem alguém deu o nome de "outdoors". Dos grandes e dos pequenos. E estou sobretudo farto daquelas imensas caras que nos seguem, para onde quer que vamos, onde quer que estejamos. Umas dizem-nos que sabem que nós sabemos quem eles são, que são bons rapazes, e artistas portugueses, mais palavras para quê. E que outros não o são. Uns dizem-me para votar, mas só se for para mudar (para melhor, supõe-se). Dizem-se ainda de uma política limpa, esterilizada mesmo, a começar pelas canetas de tinta permanentemente invisível. Outros prometem ensinar-nos inglês desde a Primária, e que vem aí um choque (mais um) de admissão de 150.000 "new jobs for the boys". Outros afirmam-se úteis e reclamam galões. Finalmente, há quem ande a tirar medidas para fato às riscas para forrar o guarda-fato e a distribuir convites para tomadas de posse, aproveitando a onda da mudança, não se sabe muito bem para onde. Tem piada, a mim parece-me que são sempre os mesmos "outdoors". Outro dia, ao ligar a TV para o Canal Memória dei-me conta de que as manif de há 30 anos são as mesmas de agora; que as causas, as queixas e as promessas, mais as caras (embora visualmente diferentes e a preto e branco) são das mesmas pessoas que as não cumprem. E dou-me conta de quão tamanha inutilidade tem sido a do meu voto. O que não tem piada é a praga de "outdoors" que continua a conviver com escolas primárias em que chove nas salas de aula, por exemplo. Abaixo a dúzia deles que asfixia Entre-Campos!

PF

Sem comentários: