31/01/2005

Criado o "Forum Cidadania Lisboa"

1. No seguimento do sentimento de insatisfação de quem habita, trabalha e visita Lisboa e acha que é possível melhor o estado de coisas do nosso ambiente, do nosso património, da nossa habitação, dos nosso transportes, etc., foi criado Sábado passado, dia 29 de Janeiro, o movimento/plataforma/federação "Forum Cidadania Lisboa".

2. O "Forum Cidadania Lisboa" é um espaço livre e aberto a todos que nele se queiram exprimir, individual ou colectivamente. É um espaço de apoio e defesa de causas. De organização de debates, e de acções de protesto. De denúncia de casos, e, acima de tudo, de proposta de soluções.

3. O interface entre "Forum Cidadania Lisboa" e os cidadãos faz-se através do blogue "Cidadania Lx" e do sítio "Cidadania Lx". Aí convergirão informações, contributos e denúncias, e serão divulgados iniciativas e debates. A médio prazo, será equacionada a possibilidade de colocar no ar uma rádio local.


4. Foram apontados os seguintes casos de intervenção imediata do "Forum Cidadania Lisboa":

a) Suspensão imediata da construção de condomínio privado no Convento dos Inglesinhos, propondo a recuperação da traça original e a sua recuperação como centro cultural de todo o Bairro Alto. Propõe-se a sua transformação em escola-museu de artes e ofícios, em regime de semi-internato para alunos (ex. encadernação, dourarão, olaria, latoaria, marcenaria, carpintaria, artes cénicas, estudos olisiponenses, etc.) e fruição pública dosjardins que ainda restam. A igreja de São Pedro e São Paulo, classificada pela DGEMN, deverá ser espaço cultural. Por outro lado, há que garantir o cumprimento da Lei, devendo por isso ser respeitada (o que não acontece neste momento) a não execução de qualquer obra enquanto decorrer a Providência Cautelar, interposta oportunamente.

b) Mobilidade em Lisboa (ex. em relação ao "Túnel do Marquês" foi pedida a conclusão imediata do desnivelamento da Joaquim António Aguiar e a conclusão da obra no final da Rua Castilho (nunca passando pela Rotunda do Marquês; foi pedida a criação de uma zona exclusiva para circulação automóvel na Baixa da cidade, etc.)

c) Evitar a especulação imobiliária nos terrenos da Feira Popular, promovendo ali um espaço verde, no seguimento do corredor verde proveniente do Jardim do Campo Grande. Há cimento armado a mais em Lisboa, e espaços verdes a menos.

d) Denunciar a construção de um edifício, pela Embaixada da China, na Lapa, onde mais uma vez se atenta contra o patrimónin e desrespeita Lei; num edifício protegido pelo Ippar, está a construir-se um complexo em plenos jardins. Ontem foi a Embaixada Britânica, hoje é a Embaixada da China. Amanhã será qual?

e) Finalmente, sobre a “Petição da Casa de Almeida Garrett”, que decorre em http://www.petitiononline.com/casaag/petition.html , a mesma irá ser entregue à CML, ao Ippar e ao Instituto Camões, no próximo dia 4 de Fevereio, 6ª Feira, data em que fará 206 anos que nasceu Garrett.

PF

Sem comentários: