07/12/2004

Foster em Lisboa? Yes!

O projecto do arquitecto britânico para a zona da Boavista, em Santos, que inclui uma torre de 30 andares, teve ontem a primeira luz verde, com os vereadores socialistas e sociais-democratas a aprovar a elaboração dos instrumentos urbanísticos necessários ao projecto. Bom, mas nem tudo são más notícias em Lisboa, já que Foster está em vias de ser realidade em lisboa. Sempre fui fã da arquitectura do britânico. E sempre odiei aqueles barracões que compõem (compunham) o quarteirão da Avenida da Boavista, entre o Cais do Sodré e Santos. Ter em Lisboa um projecto de Foster (e o mesmo se aplica, claro, a Gehry, Nouvel, Renzo Piano, Boffil, etc.) é uma mais-valia para Lisboa. Segundo aquilo que tem sido apresentado ao público, o projecto que Foster tem para aquela zona é bastante bonito e bem conseguido, tem uma preocupação de longo prazo e será um êxito garantido. Mas há dois problemas: o PDM e a torre de 30 andares, imitação assumida do Campanile veneziano. À partida, fico de pé atrás quando me falam em alterar o PDM. Acho que o PDM quando existe é para cumprir, e para cumprir durante uma geração. Ou seja, não se altera um PDM sempre que alguém quer construir uma coisa que esbarra nele, por ex. Só que desta vez não creio que os valores tenham que ser tão intransigentes assim. Veja-se os casos dos edifícios manhosos que já lá existem, que obstam a que se tenha uma vista mais abrangente desde o miradouro de Stª Catarina, por ex, para já não falar na estética e na forma desses edifícios. Veja-se outro caso: o terminal fluvial recentemente inaugurado no Cais do Sodré, um mamarracho visto quer de quem parte, quer de quem chega. Além do mais, a arquitectura de Foster - ao contrário da de Gehry, por ex. - é feita de transparências, de materiais que acentuam o efeito de profundidade, nunca o contrário. Por isso, espero sinceramente que o projecto vá avante e que já em 2007 tenhamos a honra de ombrear com todas aquelas cidades que têm obras de um artista como Foster.
PF

3 comentários:

Anónimo disse...

Nao há uma maquete por aí.......porque torres de 110 metros........atención ! nao foi por motivos
de altura que as torres Silveira & Vieira levaram muita
pancada ?

JA

CIDADANIA LX disse...

Olá. Creio que a única coisa visível está no site da CML, em http://www.cm-lisboa.pt/?id_item=7461&id_categoria=11. Parece-me excelente. E coisa diferente do que está pensado para Alcântara, e que será, diz-se, objecto de referendo municipal... a propósito, acho a ideia do referendo completamente parva, e um precedente grave.
PF

Anónimo disse...

o site do Foster tem la imagens das maquetes
http://www.fosterandpartners.com , parece ser bastante interessante, e apesar da altura, a torre é bastante esguia e estreita, com uso de vidros e transparências. Penso que Lx só tem a ganhar com o projecto.

procurem no News Archive: Boavista Lisbon: A Destination and a New Quarter for Design & Culture - 9th February 2004